terça-feira, 14 de julho de 2009

O tal rodízio de técnicos

Fala, galerinha.


A ressaca do título foi taaaaanta, que as minhas inspirações para post’s estavam de folga! E não adianta falar que foi por causa da impressionante derrota para o Grêmio, no último domingo, pelo inacreditável placar de 3x0... Não foi, juro! Até mesmo porque, se fosse assim, certamente eu teria postado algo na brilhante vitória por 4x2 diante o Flu. Claro que não precisávamos ter tomado esses dois gols e poderíamos ter feito ainda mais. Da mesma forma que é inacreditável a o fato de não ter feito se quer um golzinho no Olímpico! Mano Menezes não tinha sentido esse gostinho antes, mas, pra tudo há uma primeira vez. Aliás, esperamos que seja a última. Enfim, não quero entrar no mérito desses jogos porque se não o post ficaria mega longo e eu não colocaria em jogo certas dúvidas que me rondam a mente no dia de hoje. Vamos a elas, uma de cada vez! A primeira vem aí.






O TAL RODÍZIO


Adoro esse lance de rodízios! Pizza, churrasco... Faz um bem danado ao meu maior pecado, a gula. Agora, rodízio de técnicos? Qual o fundamento disso? Até onde esse “cara” pode mudar a cara de um mesmo elenco?


São dez rodadas de um brasileirão onde tivemos nada mais nada menos do que NOVE técnicos demitidos! E não são técnicos de pouco prestígio ou experiência. São gente do garbo de W. Luxemburgo, Muricy Ramalho e Parreira! O que ta acontecendo com essas diretorias? Sem falar naqueles que estão na corda bamba, a exemplo de Tite.


Até que ponto o técnico é o principal responsável por derrotas e por eventuais perdas de títulos?


Agora, me pergunto eu: qual a melhor opção para uma diretoria? Aquele cara que conhece o elenco que tem e que, teoricamente, foi o que indicou as contratações para a temporada e tal e, assim, já tinha um plano traçado... Que já tá testando um esquema e que pode ter muito mais eficácia em curto prazo (leia-se poucas rodadas), ou então, aquele cara que ta chegando agora e que não conhece os jogadores, os problemas do time e muito menos tem noção de um esquema que possa dar certo (e que certamente vai gastar um tempo/rodadas para ajeitar seu time)? Isso porque não vou entrar no mérito de salários, multas, contratos e etc...


Sabendo que a diretoria e a comissão técnica tem – ou pelo menos deveria ter - total influência e liberdade para conversar com o seu técnico, será que uma conversa, sugestões ou conselhos em eventuais dúvidas a respeito de qualquer coisa relacionada ao elenco ou então a estratégias para vencer determinado time, não seria bem mais indicada do que promover esse “rebuliço” todo?


Por outro lado, o Luxa é considerado por uma grande maioria como o melhor técnico do Brasil. Se ele não dá jeito no Palmeiras, quem vai dar? - Respota: Jorginho ta dando!



E aí? O que acham disso? Qual o seu ponto de vista técnico, filosófico ou corneteiro a respeito dos técnicos do nosso tão amado futebol? OPINEM!

8 comentários:

  1. fiquei curioso para saber suas considerações sobre o jogo de domingo....

    ResponderExcluir
  2. Faço das palavras do Birner as minhas: O melhor negócio para o treinador é ser demitido.
    As cláusulas de rescisão são milionárias, cada um faz 2, 3, 4 contratos anuais, e acabam no lucrativo troca troca de agremiações.
    Não ficam desempregados muito tempo.
    Tirante exceções, e aí para se fazer justiça, Muricy Ramalho e Mano Menezes estão entre elas (há outros de menor status), ninguém parece preocupado em criar identificação com o time.

    ResponderExcluir
  3. DJ Bene... achei que a derrota veio em boa hora! Ganhar sempre é muito fácil, agora, perder nem todos sabem! A mim a derrota não abalou! A última ves que perdemos por 3 gols de diferença ainda disputávamos o brasileirao da série A, em 2007. Melhor perder agora do que deixar pra perder naquela fase que vc tem que embalar para correr atrás do título. Estávamos precisando sentir qual é a verdadeira necessidade do elenco. É isso! Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Querida Giovana (posso chamá-la de Gi?) é bom tê-la de volta escrevendo.

    Concordo com absolutamente todas suas palavras. Acho que foi a derrota certa, na hora certa, para o time certo. E acho que essa derrota vai nos ajudar mais a longo prazo do que prejudicar. mandou muito.

    aproveitando: o Deco mandou muito bem no comentário. Como advogado de ofício, concordo plenamente com ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gente... antes de tudo preciso corrigir o erro no meu coment.. ves com S????? de onde tirei isso, pai amado!! haha... enfim... VEZ***.

    E bene e deco, infelizmente eu concordo com vocês... as demissoes acabam sendo lucrativas e pra eles não deve importar tanta coisa... eh esse o futebol d hj... total mercenário!

    beijokas

    ResponderExcluir
  6. Técnico e que nem aquele funcionário Molenga.. que só faz o básicão.. Qdo ve que não vai pra frente começa a fazer cagada pra ser mandado embora e receber a multa do FGTS... Dá muita grana ser mandado embora.
    Mas O SPFC mandou o Muricy embora e trouxe o brilhante RGomes.. Nossa que vantagem...rsssss

    ResponderExcluir
  7. Isso so ta acontecendo por culpa das proprias diretorias e dirigentes dos clubes, eles que alimentaram a figura do tecnico com SUPER PODERES, recebendo altos salarios e como se fosse mais importante que o time, os jogadores, antigamente os tecnicos eram figuras que compunham o clube, nao apareciam tanto, nao ganhavam tanto e nem tanta importancia tinham. Agora os mesmo que alimentaram isso (dir. e dirigentes) criticam os altos salarios, os poderes que os tecnicos tem no controle do depto. futebol, etc. Acho um pouco de hipocrisia dos dirigentes e tambem um pouco de falta de habilidade/administracao na hierarquia dos clubes.

    Beijos minha flor.

    ResponderExcluir
  8. Acho que as diretorias de clubes brasileiras erram muito nesse quesito.
    O treinador precisa de tempo pra montar o time e faze-lo jogar ao seu estilo...De nada adianta um tecnico de ponta e um elenco limitado, exemplo do Parreira no Flu que ao meu ver é um excelênte treinador......os títulos que ele tem como técnico, poucos puderam um dia disputar e ganhar.
    ah, ótimo blog....parabéns!!

    ResponderExcluir